Blog

Boletim coronavírus: Paraná totaliza 70 casos confirmados

24 Mar, 2020

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novo boletim do coronavírus nesta terça-feira (24) totalizando 70 casos confirmados da doença no Paraná.

10 novos casos foram contabilizados nas últimas 24h em: Curitiba (6), Telêmaco Borba (1), Paranavaí (1), Cascavel (1) e um caso de paciente residente fora do Estado (Brasília). Os pacientes são sete mulheres e três homens com idades entre 23 e 70 anos. Parte das confirmações são casos que estiveram em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Dubai e Itália.

O panorama da doença no Paraná é de 70 confirmados - 65 residentes no Estado e cinco de outros locais -, 197 descartados e 1.844 em investigação.

A Sesa aguarda a normalização do sistema do Ministério da Saúde para validação de cerca de 600 casos negativos, já diagnosticados e descartados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

ISOLAMENTO – Quatro pacientes confirmados com o coronavírus estão em isolamento hospitalar, três com quadro clínico considerado leve e um em estado grave.

BOLETIM – O boletim de monitoramento diário da doença foi alterado na somatória para que não ocorram dúvidas com relação à diferença de dados entre o Estado e o Ministério da Saúde.

Pacientes que não residem no Paraná, mas foram diagnosticados e receberam tratamento no Estado são incluídos no boletim separadamente.

O Ministério da Saúde divulga apenas os pacientes que residem no Estado.

Saúde do Paraná distribui mais doses da vacina da gripe no Estado

24 Mar, 2020

A Secretaria da Saúde do Paraná finaliza hoje a distribuição de mais 284 mil doses da vacina da gripe para todos os municípios de todo estado. O envio deste segundo lote de vacinas começou ontem, assim que as doses chegaram do Ministério da Saúde.

Até o momento, o Paraná recebeu, 806 mil doses para a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza; que teve início ontem, dia 23, e segue até 22 de maio. O primeiro lote, com 522 mil doses foi entregue aos municípios antes do início da campanha. A distribuição para as secretarias municipais acontece por meio das 22 Regionais de Saúde do Estado.

Para a campanha deste ano, o MS adotou a estratégia de distribuição em vários lotes durante as 14 semanas da campanha. Nós próximos dias, a Sesa deverá receber, o terceiro envio com mais 213 mil doses, e da mesma forma, distribuirá aos municípios seguindo o critério de quantitativo proporcional à população.

“O Governo do Estado garante que terá doses suficientes ao longo da campanha para a população elencada nos grupos prioritários; a previsão é de 3,8 milhões no total, de acordo com o nosso público-alvo. Neste momento, na primeira fase, os grupos prioritários para receberem a vacina são os idosos, acima de 60 anos, e os trabalhadores da saúde”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

A segunda etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, será a partir de 16 de abril e abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais.

E a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, com a vacinação de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socieoeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

A Sesa informa que o esquema de vacinação é organizado pelas secretarias municipais.



Anunciantes